quarta-feira, 21 de novembro de 2007

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

ATIVIDADE 13 - Política e Tecnologia

1- Como o tempo e o espaço podem ser pensados como categorias de análise da tecnologia?
Todos nós participamos de um processo evolutivo, dentro dele a sociedade e tudo que gira em seu redor evoluem. O processo tecnológico é, sem dúvida, uma das maiores características dessa evolução já que estão presentes e visíveis em qualquer lugar. Não é por nada que, em função do processo tecnológico, tem-se o interesse em cada vez mais facilitar a vida humana, assim como o receio de que ela venha a excluir o homem do mercado de trabalho. A tecnologia pode ser pensada dentro do espaço e do tempo como uma importante ferramenta que auxiliou o homem nesse processo de organização, com ela, aos poucos, novas “coisas” foram surgindo, o trabalho a comunicação ficaram mais acessíveis, e dessa maneira chegamos aos dias atuais, onde se tem o considerado “Novo Trabalho”, um sistema de comunicação mais ágil, telefones móveis que nos permitem em qualquer lugar conversar com outras pessoas, além dos muitos importantes avanços científicos, e aqui me refiro aos ligados a medicina, que permitem ao homem viver mais e melhor.

2- Por que Benjamin teria sido relatado como um dos primeiros estudiosos a pensar a tecnologia de modo “positivo”?
Benjamim percebeu que existia uma nova indústria e que esta estava ligada a cultura, e defendia que ela deveria estar acessível a todas as pessoas, logo ele pensava que a cultura deveria ser de massa e que as pessoas tinham que participar de atividades importantes que até então se restringiam aos nobres. Para ele quando a pessoa participa de uma atividade ela guarda uma experiência e esta irá dar o suporte para que cada um forme sua própria bagagem cultural.Logo, para uma pessoa que acredita que a cultura deve estar disponível a todos, a tecnologia é uma importante ferramenta de massificação, pois ela começa a permitir que mesmo não estando presente em um lugar a pessoa, possa participar. Se pegarmos como exemplo a televisão, que tem seu começo lá em 1960 no Brasil, ela permitiu que se pudesse ver outros lugares e se divertir com os programas que até então não poderiam serem vistos pela massa.

3- De acordo com o que foi discutido, por que a tecnologia poderia ser despolitizada?
Embora os grandes benefícios trazidos pelas tecnologias e a importância delas para todos nós acredito que não seria benéfico despolitizá-la. O motivo é simples: onde todo mundo faz o que quer a bagunça toma conta, e infelizmente muitas pessoas não tem a preocupação, ou se quer o respeito com o outro e em fazer o bem.Querendo ou não, a tecnologia, através de uma organização evoluiu e, ao que tudo indica, não mostra declínio ou estagnação, e mais, embora politizada ela sofre constantemente atos criminosos.Por fim acredito que chegará o momento em que isso acontecerá, mas por tudo que se sabe sou, no momento, contrário a despolitização da tecnologia.

4- Como a tecnologia seria percebida no espaço da modernidade?
A tecnologia dentro da modernidade pode ser muito bem percebida. O que se tem hoje, para quem considera que vivemos em um momento pós moderno, são as conseqüências de todo um processo de evolução que aconteceu principalmente, a meu ver, na modernidade. Foi nesse período em que os meios de comunicação evoluíram e logo, por conta disso, a política, o trabalho, o interesse de melhores condições de vida, tornando as pessoas mais fortes e permitindo que a evolução acontecesse. Ou seja, o que vejo hoje são melhorias do que se via antes, se pegar, a exemplo, a TV novamente, era preta e branca e hoje já chega a tecnologia digital onde a pessoa vê o que quer com alta definição, resumindo a TV evoluiu, bem como as exigências da sociedade.

5- Como pensar a Inclusão Digital na América Latina a partir do que foi visto?
O mercado de trabalho, a vida social estão ligadas a Inclusão das pessoas dentro das tecnologias, hoje dominar a informática é requisito básico para a vida profissional, além disso sabe-se que pela internet, por exemplo, é possível ter acesso a um número de informações importantes para formar nossa bagagem cultural, e esta bagagem é que vai nos garantir uma vida profissional e pessoal mais feliz. O governo já vê com preocupação essa questão é investe em alguns, tristes e infelizes, programas de inclusão que tem como objetivo aumentar os índices de inclusão digital. Não há dúvidas da importância que a inclusão tem, pois no momento em que nos encontramos não haverá um retrocesso do processo evolutivo e logo os que não acompanharem essas transformações poderão não apenas sentir-se excluídos das tecnologias mas de um bom convívio social.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Iron Maiden dia 05/03/2008 em Porto.

O Gigantinho vai tremer!
666 THE NUMBER OF THE BEAST
Só não irei se o Sargento Garcia conseguir pegar o Zorro. hehehehe

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Atividade 12

1.Fazer uma busca por uma tele-entrega de pizza em Pelotas.
www.google.com
www.yahoo.com
www.altavista.com
www.askjeeves.com

2. Analisar:
a) Qual sistema deu maior número de resultados? (palavra-chave: tele-entrega pizza pelotas)altavista: 1.090 resultados
yahoo: 504 resultados
google: 126 resultados
askjeeves: 3 resultados

b) Qual sistema apresentou mais resultados relevantes? (Resultados referentes a primeira página)
altavista: 2 resultados relevantes
yahoo: 1 resultado relevante
google: 2 resultados relevantes
askjeeves: 0 resultados relevantes

c) Como apareceramos LINKS PATROCINADOS? Foram eficientes?
No buscador do askjeeves apareceram três links patrocinados no início da página, acima dos outros resultados, e se repetiam no final da página, no google apenas um link patrocinado apareceu na lateral da página, nenhum eficiente.

d) Qual sistemas apresentou mais erros nos resultados?
Acredito que em proporção foi o askjeeves, por ser o que apresentou maior número de respostas.

e) A partir de sua experiência, como os sistemas de busca influenciam a economia digital?
A partir do ranking em que posicionam as respostas, os buscadores determinam os sites mais 'importantes'. Eu particularmente utilizo apenas os primeiros resultados quando procuro por algo, e se esses não corresponderem as minhas necessidades, não continuo a procurar nos outros resultados, apelo para a mudança na palavra-chave. Quando se procura por sites de compra, por exemplo, de acordo com o ranking, apenas o submarino.com e o mercadolivre.com são 'confiáveis'.

Atividade 10 - Apropriação, desvio e despeza improdutiva

1) a)Apropriação: dimensão simbólica pq foi usado vários caracteres para formar a figura de um cauboi.



b)Desvio:http://lostdownload.blogspot.com/ blog com downloads dos capítulos da série lost da 1º, 2º e 3º temporada.


c) Despesa improdutiva:http://charges.uol.com.br/ site de charges sobre politica, esporte, noticias do dia e etc. Tudo para descontrair o internauta.http://games.terra.com.br/ site de games online da terra. Também serve para descontrair o internauta.

2) A maioria dos hackers entrevistados utilizam a “apropriação” nas suas ações, utilizam a criatividade nas ferramentas tecnológicas. Já os crackers, utilizam o “desvio”, desobedecem as regras e às vezes criam suas próprias regras, usando as ferramentas de forma criminosa e marginalizada.
O cyberpunk tenta nos convencer de que estamos frente à uma revolução cultural sem precedentes que une, de modo inédito, a jovem cultura urbana e as tecnologias digitais: a cultura do caos e as novas tecnologias (Ruskoff ). A cibercultura, da qual o cyberpunk é um dos timoneiros, é o resultado de uma revolução sem slogans, sem ideologias e sem emblemas históricos; uma rebelião intersticial na fronteira eletrônica, a New Edge. A cibercultura permite, assim, a fusão entre a New Edge high-tech e a New Age naturalista, espiritualista e hedonista. O cyberpunk é filho direto da contracultura.