quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Atividade 10 - Apropriação, desvio e despeza improdutiva

1) a)Apropriação: dimensão simbólica pq foi usado vários caracteres para formar a figura de um cauboi.



b)Desvio:http://lostdownload.blogspot.com/ blog com downloads dos capítulos da série lost da 1º, 2º e 3º temporada.


c) Despesa improdutiva:http://charges.uol.com.br/ site de charges sobre politica, esporte, noticias do dia e etc. Tudo para descontrair o internauta.http://games.terra.com.br/ site de games online da terra. Também serve para descontrair o internauta.

2) A maioria dos hackers entrevistados utilizam a “apropriação” nas suas ações, utilizam a criatividade nas ferramentas tecnológicas. Já os crackers, utilizam o “desvio”, desobedecem as regras e às vezes criam suas próprias regras, usando as ferramentas de forma criminosa e marginalizada.
O cyberpunk tenta nos convencer de que estamos frente à uma revolução cultural sem precedentes que une, de modo inédito, a jovem cultura urbana e as tecnologias digitais: a cultura do caos e as novas tecnologias (Ruskoff ). A cibercultura, da qual o cyberpunk é um dos timoneiros, é o resultado de uma revolução sem slogans, sem ideologias e sem emblemas históricos; uma rebelião intersticial na fronteira eletrônica, a New Edge. A cibercultura permite, assim, a fusão entre a New Edge high-tech e a New Age naturalista, espiritualista e hedonista. O cyberpunk é filho direto da contracultura.

Um comentário:

raquel disse...

Ótimas respostas. :)